Confira mais 5 livros pertencentes a coleção Clássicos do Brasil que não podem faltar na biblioteca de todos apaixonados por carros.
Passat – Coleção Clássicos do Brasil
Primeiramente o lançamento do Passat foi um marco na história da Volkswagen e da indústria automobilística do Brasil. Grande sucesso na Europa, o carro fez sua estreia nas ruas brasileiras em setembro de 1974 e, por ser o primeiro veículo da Volkswagen com motor refrigerado a água no país, causou espanto no público ao se diferenciar da tradicional mecânica da empresa alemã. Com design moderno e tecnologia pela primeira vez equiparada a um modelo europeu da marca, o Passat tornou-se um clássico do Brasil.
Gol – Coleção Clássicos do Brasil
Em primeiro lugar lançado em 1980 com o objetivo de se tornar o sucessor do Fusca, o Gol é um dos mais importantes carros lançados pela Volkswagen e se tornou um verdadeiro símbolo nacional. É o carro mais vendido em toda a história automobilística do Brasil, superando o enorme volume de vendas alcançado pelo Fusca. Em suma com a capacidade de agradar consumidores muito distintos, o veículo já fez parte do dia a dia de milhões de famílias brasileiras nesses mais de trinta anos de existência, e é raro encontrar uma pessoa que não guarde a lembrança de um Gol parado na garagem.
Alfa Romeo – Coleção Clássicos do Brasil
Primeiramente na década de 1940 foi inaugurada a Fábrica Nacional de Motores, a FNM, com o objetivo de fabricar motores de avião. Em 1950 a empresa firmou um acordo com a italiana Alfa Romeo para fabricar seus caminhões no Brasil. Em 1957, iniciou a produção do sedã Alfa Romeo 2000 Berlina. Sua versão nacional chamada de FNM 2000 JK, em homenagem ao então presidente Juscelino Kubitschek. A motivação política por trás do lançamento do carro era tanta que seu lançamento foi realizado no dia 21 de abril de 1960, coincidindo com a inauguração da capital, Brasília. Aliando conforto e sofisticação, o JK era um carro grande, caro e luxuoso. Acusado de não ser apropriado para as necessidades do país, que precisava de veículos econômicos para a cidade e de carga para o campo. Em suma que o leitor vai conferir imagens inéditas e toda a trajetória do carro que, mesmo enfrentando a concorrência do Aero-Willys e do Simca Chambord, tornou-se símbolo de poder e objeto de desejo entre os motoristas brasileiros.
Gurgel – Coleção Clássicos do Brasil
Antes de mais nada em 1969, o Brasil ganhava sua primeira fábrica de automóveis 100% brasileira, a Gurgel Motores. Ganhou projeção nacional e internacional com seus utilitários Ipanema, QT e X-12, além de ser responsável pelo BR-800, o primeiro carro completamente projetado e produzido no Brasil. Seu idealizador, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, engenheiro que era misto de inventor e empresário, começou fazendo luminosos para fachadas de lojas e, posteriormente, karts que ficaram famosos nas mãos de José Carlos Pace e dos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi. Em suma o leitor vai conferir toda a trajetória da Gurgel Motores, além de curiosidades e fotografias inéditas de seus veículos, que marcaram nosso indústria automobilística.
Chevette – Coleção Clássicos do Brasil
Primeiramente lançado no Brasil em 1973, o Chevette foi pioneiro e bem-sucedido em muitos sentidos. Foi o 1º carro pequeno produzido pela General Motors do Brasil e o primeiro carro mundial da GM. Planejado para atender às exigências e demandas de mercados diferentes. A qualidade do acabamento e a modernidade tecnológica associadas a um preço competitivo o tornaram um sucesso em plena época da crise do petróleo. Durante seus vinte anos de existência, o Chevette deu origem a diversas versões, como o Chevette Hatch, a perua Marajó e a caminhonete Chevy 500. Também ganhou várias séries especiais que se tornaram raridades. Em suma conheça mais detalhes sobre a história deste pequeno grande veículo. Foram vendidos mais de 1,6 milhão de unidades no país e se tornou um dos maiores acertos da história da GMB.
Confira Também:
Deixe seu Comentário