Diferença entre correia dentada e corrente de comando
Resumo rápido: A correia dentada é mais silenciosa e exige troca preventiva a cada 60–100 mil km. Já a corrente de comando é mais durável (até toda a vida útil do motor), mas costuma ser mais barulhenta e pode exigir guia e tensionador após 150 mil km.
Introdução
Usadas para sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas, tanto a correia quanto a corrente cumprem a mesma função, mas apresentam diferenças importantes.
📋 Comparativo em tabela
Critério | Correia Dentada | Corrente de Comando |
---|---|---|
Material | Borracha reforçada | Metal |
Troca preventiva | A cada 60–100 mil km | Geralmente não há |
Durabilidade | Boa, mas limitada | Alta, pode durar a vida útil do motor |
Ruído | Muito baixo | Moderado a alto |
Como saber qual seu motor usa?
Cheque no manual do proprietário ou observe a tampa do motor:
- Tampa plástica → correia (exposta).
- Tampa metálica → corrente (dentro do motor).
Conclusão
Se você busca um motor silencioso e faz revisões preventivas, a correia dentada é excelente. Já se prefere despreocupação com troca e tolera um pouco de ruído, a corrente de comando oferece mais durabilidade.
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